MATO GROSSO
Treinamento simulado de casos de febre aftosa vai mobilizar região Sul
AGRONEGÓCIO

O Indea e o Ministério da Agricultura vão promover um exercício simulado para emergências zoossanitárias com ênfase em febre aftosa, de 30 de julho a 6 de agosto, em Juscimeira.
A ação vai envolver cerca de 200 pessoas, entre servidores do Indea, Defesa Civil e as forças de Segurança Pública e instituições privadas envolvidas na pecuária mato-grossense. O treinamento contará também com a participação de todas as agências estaduais e superintendências federais de defesa agropecuária do Brasil, além da participação de outros países da América do Sul como observadores.
A ação vai simular como as autoridades sanitárias devem agir em caso de febre aftosa como barreiras sanitárias, desinfecção de veículos, simulação de abate de animais, ações em propriedades rurais que teriam foco da doença.
O treinamento é necessário já que o Estado se prepara para se tornar zona livre de febre aftosa sem vacinação, além de treinar os servidores e deixá-los preparados em relação aos protocolos que devem ser cumpridos. O último treinamento desta natureza em Mato Grosso foi em 2009, no município de Cáceres.
O coordenador de Defesa de Sanidade Animal do Indea, Felipe Peixoto, explicou que a simulação em Mato Grosso vai envolver um grupo nacional de atendimento a emergência pois o vírus não respeita limite territorial
“Pensando no avanço das zonas livres de febre aftosa sem vacinação, precisamos fortalecer o serviço veterinário oficial do Mato Grosso e Brasil. Conseguimos junto com o Ministério da Agricultura viabilizar esse treinamento para capacitar o maior número de profissionais do Estado, buscando uma equipe especial pronta para atender a todas as emergências zoossanitárias. O treinamento conta com a participação da iniciativa privada que trabalha ativamente em conjunto com o Indea no fortalecimento da defesa sanitária animal no Estado de Mato Grosso”, explicou.
Apesar da ênfase no treinamento ser em febre aftosa, já que o país busca atingir o status sanitário de zona livre sem vacinação, ela serve também para treinar seus componentes para outras emergências zoossanitárias como a peste suína clássica, peste suína africana, influenza aviária.

AGRONEGÓCIO
Central de Negócios e Bolsa de Suínos melhoram cenário na suinocultura em MT

Para tentar melhorar o cenário, em maio a Acrismat iniciou a Bolsa de Suínos, ferramenta que melhorou o ambiente de negociação entre os suinocultores e compradores, e diminuiu a especulação do preço da carne suína no mercado. “Há dois meses começamos a realizar as negociações, que ocorrem uma vez por semana. De lá para cá observamos uma melhora no preço pago ao produtor”, afirma o diretor executivo.
Além do baixo preço pago ao produtor, o alto custo de produção causado pelo elevado preço do milho e do farelo de soja (que juntos correspondem a mais de 80% do volume da ração fornecida aos animais) completaram o cenário desfavorável à atividade. Para dar mais poder de negociação e melhorar a relação do custo de produção, a Acrismat prepara o lançamento de uma Central de Negócios que possibilitará aos produtores realizarem compras coletivas e até mesmo negociar sua produção.
“A Central de Negócios surge para diminuir os custos dos insumos, por exemplo, e possibilitar a realização de compras coletivas, dando maior poder de negociação aos associados na hora de fechar negócio com os fornecedores. A Central vai unir os produtores, trazer benefícios através das ações coletivas e soluções conjuntas para melhorar ainda mais o desempenho das granjas”, explicou o presidente da Acrismat, Itamar Canossa.
O presidente conta que a Central de Negócios está na fase final de implantação e em breve será realizado um evento para apresentar a ferramenta aos suinocultores. Mais uma iniciativa que visa melhorar o ambiente comercial do segmento, e recuperar as perdas registradas nos últimos meses.
-
CIDADES5 dias atrás
Pai paga promessa e sai do HMC de joelhos em agradecimento pela recuperação da filha
-
POLÍTICA4 dias atrás
Márcia Pinheiro aparece na vice-liderança em pesquisa para o governo
-
POLÍTICA3 dias atrás
‘Vai ser a campanha do tostão contra o milhão’, diz Márcia Pinheiro sobre eleição ao governo
-
POLÍTICA4 dias atrás
‘Policiais que quiserem ser políticos tem que esquecer a arma’, diz Botelho
-
POLÍTICA5 dias atrás
Reunião termina sem definição para suplência e governo
-
RADAR TV ÚNICA5 dias atrás
Emanuel se reúne com Fávaro e Neri e podem bater o martelo sobre o governo
-
POLÍTICA3 dias atrás
Federação oficializa pré-candidatura de Márcia Pinheiro ao governo
-
POLÍTICA3 dias atrás
‘Eu acredito que ela tem capacidade e condições’ diz Janaina sobre Márcia ao governo