CUIABÁ

NESTA SEXTA

Cuiabá promove feira de adoção de animais

Publicado em

CIDADES

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), via Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), realiza, nesta sexta-feira (5), a partir das 8h, a quinta edição da feira de adoção voluntária de pets, na Praça Alencastro.

Desta vez, serão disponibilizados 19 bichinhos, provenientes de resgates, abrigados atualmente no canil municipal. Além disso, serão aplicadas vacinas antirrábicas, fruto da parceria com o Centro de Zoonoses.

O evento faz parte da extensa programação do ‘Mês de Proteção ao Bem-Estar Animal’, que ocorre neste mês, com o ensejo de chamar atenção popular sobre a importância de proteção à vida, cuidados e zelo perante os indefesos, contribuindo para a diminuição dos casos violência, abandono e maus-tratos contra eles.

Serviço:

Assunto: Feira de Adoção Voluntária de Animais

Data: Sexta-feira (5)

Horário: 8h

Local: Praça Alencastro

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sorteio da Nota Cuiabana será realizado nesta quinta (7)
Propaganda

CIDADES

SES confirma dois casos de Varíola do Macaco em Cuiabá

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu, nesta sexta-feira (05.08), o resultado positivo para dois casos de monkeypox vírus, popularmente conhecido como varíola dos macacos. Os dois casos envolvem homens residentes em Cuiabá, de 39 e 40 anos, que estiveram fora da cidade e apresentam sintomas leves da doença.

Ainda há a investigação de outros seis casos suspeitos em Mato Grosso, sendo dois em Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso.

As amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para a análise do material.

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Piloto mato-grossense e copiloto morrem em acidente aéreo na Bolívia
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA