ÔMICRON SENDO MONITORADA
Secretário orienta não realização de Carnaval e ressalta “todo sacrifício ajuda”
CIDADES

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, voltou a recomendar em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (01), que as cidades não façam festividades com aglomerações. Figueiredo acende o alerta para a nova variante da Covid-19, a Ômicron, que já apresenta registros no Brasil.
Mesmo que pareça uma variante não tão nociva, o gestor enfatiza que ela ainda está sendo estudada. “Todos os agentes de epidemiologia estão estudando, testando e isolando para que o Estado adote uma medida contra a nova variante ”.
O secretário frisou a importância da vacinação para conter o avanço da pandemia no Estado. Segundo ele, apenas 60% da população está imunizada. Gilberto destacou a importância da manutenção da medidas de biossegurança como uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomeração. “Eu sei que a máscara é desconfortável, mas todo sacrifício ajuda”.
Figueiredo pondera que qualquer grande aglomeração, em que as pessoas não se protejam é arriscada. Por isso, como secretário orienta que as festividades de final de ano e Carnaval sejam evitadas. “A decisão vai ser de cada município. De acordo com os indicadores epidemiológicos eles decidem. Mas cada gestor tem sua responsabilidade, minha recomendação é que evitem este tipo de evento. A pandemia se disseminou muito mais quando teve o Carnaval, a recomendação é para que evitem”, complementou Gilberto Figueiredo.

CIDADES
SES confirma dois casos de Varíola do Macaco em Cuiabá

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu, nesta sexta-feira (05.08), o resultado positivo para dois casos de monkeypox vírus, popularmente conhecido como varíola dos macacos. Os dois casos envolvem homens residentes em Cuiabá, de 39 e 40 anos, que estiveram fora da cidade e apresentam sintomas leves da doença.
Ainda há a investigação de outros seis casos suspeitos em Mato Grosso, sendo dois em Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso.
As amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para a análise do material.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.
-
CIDADES5 dias atrás
Pai paga promessa e sai do HMC de joelhos em agradecimento pela recuperação da filha
-
POLÍTICA4 dias atrás
Márcia Pinheiro aparece na vice-liderança em pesquisa para o governo
-
POLÍTICA3 dias atrás
‘Vai ser a campanha do tostão contra o milhão’, diz Márcia Pinheiro sobre eleição ao governo
-
POLÍTICA4 dias atrás
‘Policiais que quiserem ser políticos tem que esquecer a arma’, diz Botelho
-
POLÍTICA5 dias atrás
Reunião termina sem definição para suplência e governo
-
RADAR TV ÚNICA5 dias atrás
Emanuel se reúne com Fávaro e Neri e podem bater o martelo sobre o governo
-
POLÍTICA3 dias atrás
Federação oficializa pré-candidatura de Márcia Pinheiro ao governo
-
POLÍTICA3 dias atrás
‘Eu acredito que ela tem capacidade e condições’ diz Janaina sobre Márcia ao governo