COTIDIANO
Eleições 2022: Sergio Moro diz que pode “não concorrer a nada”
COTIDIANO

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), afirmou na manhã desta quarta-feira (20), durante entrevista à CNN Brasil, que pode não ser candidato a nenhum cargo nas eleições deste ano.
Segundo ele, reiterou não “viver de política” e cogitou a possibilidade de construir “um cenário de união nacional”.
Faça parte do nosso grupo no WhatssApp
O ex-ministro da Justiça enfrenta dificuldades para lançar sua candidatura desde que deixou o Podemos para se filiar ao União Brasil.
Foi cogitado que ele concorresse ao Senado ou a uma vaga de deputado federal.
Moro já considera a hipótese de não se lançar a cargo algum: “Não está descartada nenhuma situação. Eu posso inclusive não concorrer a nada. Eu não vivo da política”, pontuou ele.
O ex-juiz foi para a legenda sob a condição de não se lançar postulante à Presidência. Ele tentou anunciar o contrário, mas enfrentou forte resistência, e inclusive recebeu ameaças de desfiliação do partido, caso insistisse em concorrer ao Palácio do Planalto.

COTIDIANO
Estado inicia tratativas para implementar sistema de gestão completo

Com o objetivo de conhecer novidades sobre práticas e tecnologia de combate aos incêndios, uma comitiva de Mato Grosso participou da Feira Internacional de Combate a Incêndio, Proteção Civil, Resgate e Segurança, a Interschutz. O evento aconteceu entre os dias 20 e 25 de junho, em Hannover, na Alemanha.
“As agendas técnicas que participamos já possibilitaram que iniciássemos as tratativas para que Mato Grosso seja o pioneiro em um sistema completo de gestão do combate aos incêndios florestais”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. O modelo de gestão que seria implementado como um projeto piloto, possibilita monitorar desde os insumos utilizados, até o dimensionamento das áreas que tiveram o combate aos incêndios, focos de calor, e as cicatrizes de queimadas.
Entre os equipamentos apresentados, alguns podem facilitar o combate aos focos de calor e facilitar esta tarefa aos bombeiros militares, como por exemplo, um caminhão de combate aos incêndios, totalmente elétrico, que é preparado para terrenos de difícil acesso.
“Por ser uma tecnologia alemã, e por termos o financiamento do Programa REM, que tem o apoio do governo Alemão, mostrando o compromisso do Governo de Mato Grosso e como essas inovações podem nos auxiliar, vamos pleitear receber agumas dessas ferramentas. Queremos continuar sendo um estado que se destaca pelo uso da tecnologia em favor do meio ambiente”, explica a gestora.
Também foi apresentado um sistema de monitoramento de satélite que mostra quase em tempo real os focos de calor. Esse sistema é chamado de plataforma de predição de incêndios florestais, e poder conhecer a ferramenta de perto demonstrou a importância para um combate mais efetivo do fogo, destaca a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-Coronel BM Jusciery Rodrigues Marques.
“Conhecemos nesta visita as tecnologias, equipamentos e materiais de vários países, e pudemos selecionar quais seriam mais adequadas para serem implementadas aqui em Mato Grosso”, explica.
Também participaram da agenda no exterior o secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Alessandro Borges, e o diretor Operacional do CBMMT, coronel BM Aluísio Metelo Junior.
Interschutz
O evento reúne autoridades e especialistas como a maior feira do mundo sobre serviços de incêndio, salvamento, defesa civil e segurança. Foram apresentados durante cinco dias inovações sobre a proteção civil, combate a incêndios, soluções de comunicações e centro de controle, serviços de resgate, equipamentos de proteção e prevenção de incêndios.
-
POLÍTICA3 dias atrás
Virginia segue em tratamento em SP e aguarda liberação médica para voltar para casa
-
CIDADES2 dias atrás
Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de 180 brigadistas
-
POLÍTICA1 dia atrás
Deputada cobra que Seduc apresente demanda por vagas do Profuncionário
-
POLÍTICA5 dias atrás
Tigresa vence na Justiça e consegue filiação no PT
-
POLÍTICA13 horas atrás
AL aprova projeto de porte de arma para CACs
-
RADAR TV ÚNICA2 dias atrás
Márcia Pinheiro pode ser suplente de Neri
-
RADAR TV ÚNICA6 dias atrás
VG sedia reality show com influenciadores
-
POLÍTICA7 dias atrás
Virginia recebe alta após cirurgia para tratamento de câncer