CUIABÁ

ALERTA

Frio e tempo seco contribuem para propagação de vírus respiratórios

Publicado em

O tempo seco e as temperaturas mais baixas tornam o ambiente propício para a propagação de vírus do sistema respiratório. Neste período fica ainda mais evidente a importância da prevenção. Os especialistas destacam que a vacinação aliada a outros cuidados é fundamental para evitar o contágio ou agravamento de doenças.

A biomédica e mestre em Ciência da Saúde, Débora Isoton, ressalta que a vacinação é o primeiro e mais importante cuidado a ser adotado, seja para covid ou para a gripe. “No caso da covid, percebemos que, mesmo quando há um aumento no número de pessoas contaminadas, os casos dos agraves continuam em queda e isso tem relação direta com a vacinação”.

Em Mato Grosso, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 64% da população tomou as duas doses da vacina contra covid-19 e 76% tomou pelo menos uma dose. As vacinas são aplicadas pela rede pública de saúde e o agendamento é feito diretamente nas prefeituras.

Com a vacina em dia, outro cuidado que deve ser adotado, segundo Débora Isoton, é o isolamento de pessoas sintomáticas. “Sabemos que há um crescimento dos casos de gripes e resfriados, mas é importante isolar quando os primeiros sintomas se manifestam e testar para evitar que infectados com a covid-19 contaminem outras pessoas”.

Leia Também:  Pesquisa revela aumento de transtornos psiquiátricos após covid-19

Para realizar o teste de covid em Cuiabá, a Prefeitura Municipal disponibilizou um site, testerapidocuiaba.com.br

COMENTE ABAIXO:

COTIDIANO

Cada vez mais jovens terão câncer colorretal e cientistas tentam entender o motivo

Published

on

Um relatório divulgado pela Sociedade Americana do Câncer em janeiro indica um rápido aumento na incidência de câncer colorretal entre pessoas na faixa dos 20, 30 e 40 anos, ao passo que tem havido uma diminuição entre aquelas com mais de 65 anos.

“Infelizmente, estamos vendo esse problema crescer a cada ano”, disse o dr. Michael Cecchini, codiretor do programa colorretal do Centro de Câncer Gastrointestinal e oncologista médico do Centro de Câncer de Yale. Ele observou que os casos desse tipo de câncer precoce têm aumentado cerca de 2% ao ano desde meados da década de 1990. Esse aumento fez com que o câncer colorretal se tornasse a principal causa de morte por câncer em homens com menos de 50 anos e a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres com menos de 50 anos nos Estados Unidos.

Na verdade, os especialistas estão observando um aumento dos casos de câncer colorretal de início precoce no mundo todo – tendência que estão tentando explicar.

Leia Também:  UFMT sedia evento para fomento a estudos no exterior

Por que o câncer colorretal está aumentando entre os jovens?

O câncer colorretal, que engloba tanto o câncer de cólon quanto o de reto, apresenta diversas semelhanças e é frequentemente agrupado em uma única categoria. No entanto, estudos indicam que o aumento nos diagnósticos é impulsionado principalmente pelos casos de câncer de reto e daqueles localizados no lado esquerdo ou distal do cólon, próximo ao reto. “Isso pode fornecer uma pista importante para compreender o que está acontecendo”, destacou Caitlin Murphy, professora associada e pesquisadora de câncer da Universidade UTHealth, em Houston.

Os tumores colorretais em pessoas mais jovens também tendem a ser mais agressivos e são geralmente detectados em um estágio mais avançado, explicou Murphy. Mas a maioria dos afetados pelo câncer colorretal precoce é jovem demais para receber a recomendação de fazer exames preventivos regulares, que têm ajudado a diminuir a incidência em adultos com mais de 50 anos. Em 2021, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA reduziu em apenas cinco anos a idade recomendada para iniciar o exame de câncer colorretal – de 50 para 45 anos.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA