QR CODE
Governo sanciona lei que regulamenta bula de remédio digital
COTIDIANO

A partir desta quinta-feira (12) os laboratórios farmacêuticos deverão inserir um QR Code nas embalagens dos medicamentos para acesso à versão digital da bula, com informações sobre a sua composição, utilidade, dosagens e as suas contraindicações.
A mudança, publicada hoje no Diário Oficial da União, vai permitir, por exemplo, a transformação, por meio do aplicativo adequado, do texto em áudio, o que trará acessibilidade às pessoas com deficiência e analfabetos. O QR Code também poderá direcionar o público para links e outros documentos explicativos sobre o produto.
Segundo a Lei Nº 14.338/22, as bulas digitais deverão ser hospedadas em links autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o laboratório poderá inserir outras informações, além do conteúdo completo e atualizado, idêntico ao da bula impressa.
A bula digital não exclui a obrigação da versão impressa, que vem junto ao medicamento, na embalagem. Outra novidade da norma é que o detentor de registro de medicamento deverá possuir sistema que permita a elaboração de mapa de distribuição do produto, com identificação dos quantitativos comercializados e distribuídos para cada lote, bem como dos destinatários das remessas, atraindo para estes a responsabilidade.
“A sanção presidencial representa uma importante medida para a atualização e o aprimoramento da identificação digital de medicamentos, bem como para promover adequações necessárias à acessibilidade”, destacou a Secretaria-Geral de Governo em nota.

COTIDIANO
Inscrição para o Enem 2022 termina neste sábado; veja como participar

Termina às 23h59, horário de Brasília (DF), deste sábado (21), o prazo para realização da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Os interessados devem acessar a Página do Participante. A taxa de inscrição tem o valor de R$85,00 e pode ser paga via PIX, cartão de crédito ou boleto bancário até o dia 27 deste mês.
As provas do Enem deste ano serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, e no ato da inscrição o candidato pode optar por realizá-las no formato impresso ou digital, escolher a língua estrangeira, inglês ou espanhol, e informar se necessita de atendimento especial no dia da aplicação.
Diferente dos anos anteriores, serão aceitos agora a versão digital do documento de identificação, como e-título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Registro Geral (RG). O candidato deve abrir o aplicativo e apresentar ao fiscal no dia da prova.
Provas
O exame é constituído de 180 questões distribuídas em quatro provas objetivas, de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa.
No primeiro dia de prova os candidatos terão cinco horas e trinta minutos para resolverem as questões de linguagens e códigos (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e a redação.
No segundo dia do exame, os candidatos terão cinco horas para responderem as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.
Até o terceiro dia após a última prova, os gabaritos são divulgados no Portal do Inep.
-
CIDADES2 dias atrás
Dono de posto é alvo da PF por movimentar R$ 350 milhões com tráfico de drogas
-
POLÍTICA6 dias atrás
TCU segue pedido de Pinheiro e nega por unanimidade retomada das obras do BRT
-
CIDADES1 dia atrás
Número de mortos sobe para 11 em acidente entre ônibus e carreta na BR-163; vídeo
-
CIDADES6 dias atrás
Temperatura despenca e Cuiabá pode registrar 10°C
-
COTIDIANO6 dias atrás
Cuiabá recebe 1ª Feira Gastronômica Mato-Grossense “O Sabor da nossa cultura”
-
CIDADES23 horas atrás
Mãe e filho morrem em acidente; perito diz que ônibus invadiu pista contrária
-
RADAR TV ÚNICA1 dia atrás
‘Se me perguntassem hoje se eu tentaria suicídio, digo que pensei várias vezes nisso’, desabafa vereadora
-
CIDADES6 dias atrás
Prefeitura abre inscrições para 3ª etapa do programa Siminina