CUIABÁ

HOMENAGEM

Instituto Memória do Poder Legislativo recebe o nome de Lenine Póvoas

Publicado em

COTIDIANO

A Assembleia Legislativa renomeou o Instituto Memória do Poder Legislativo para Instituto Memória Deputado Lenine de Campos Póvoas. A mudança é um tributo pela vida e obra de Lenine em seu centenário, comemorado no ano passado, e foi oficializada durante cerimônia realizada na manhã de hoje (22), na sede do memorial.

“Eternizar o nome de Lenine de Campos Póvoas no Instituto Memória é fazer justiça com uma grande personalidade mato-grossense que fez história na cultura, na literatura e na política. E que continua influenciado pelo seu legado”, defendeu o deputado Allan Kardec (PSB), autor do Projeto de Resolução 714/2021, que estabeleceu a mudança.

A cerimônia contou com a participação da filha de Lenine, a desembargadora e presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas, acompanhada do irmão Eduardo Póvoas e seus dois filhos, Diego e Lenine Póvoas Neto. Ela agradeceu a homenagem e destacou o amor do pai pelo estado, retratado em suas obras literárias. “Este é um tributo à história mato-grossense. Meu pai sempre foi um admirador, pesquisador, amante da sua terra e deixou isso registrado em suas obras”, afirmou com orgulho. “Seus livros foram editados do próprio bolso. Aos 23 anos de idade ofertou à sociedade o seu primeiro titulo”, disse. “E vinte anos depois da sua morte e 101 anos de sua existência, ele continua vivo porque Lenine é cultura e cultura não tem data, cultura tem presença”, finalizou.

Leia Também:  Vacina contra a cepa H3N2 de Influenza chega em março, confirma Queiroga

O presidente do Legislativo Eduardo Botelho (União) também destacou a importância de renomear o memorial do Parlamento. “É uma justa homenagem para um homem que, além de um ícone da cultura e da história de Mato Grosso, também marcou a política e o serviço público por sua atuação como deputado, conselheiro, e secretário de várias gestões, em diferentes pastas”, afirmou.

Botelho afirmou ainda que o Parlamento estadual participa da reedição das obras de Lenine e dos livros que contam a história de Mato Grosso. “É uma satisfação integrar esse projeto que visa levar o conhecimento histórico retratado por Lenine até os mais jovens”, comemora. O material será distribuído para escolas e entidades, além de compor o acervo do Instituto Memória.

O presidente também adiantou que o Instituto Memória se prepara para a digitalização de documentos e o desenvolvimento de uma plataforma digital para acesso aos conteúdos.  Além do projeto de levar alguns acervos para as escolas, como fomento a história e a educação.

Lenine Póvoas: foi deputado estadual por duas legislaturas, 1947 a 1950 (Constituinte) e 1951 a 1954. Filho único de um casal de professores, Nilo Póvoas e Rosa de Campos Póvoas, Lenine prezou muito pela educação. Bacharel em direito, atuou como professor titular de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso. Esteve em diversos cargos políticos, criou veículos de imprensa e se tornou sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da Academia Mato-grossense de Letras.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COTIDIANO

Estado inicia tratativas para implementar sistema de gestão completo

Publicados

em

Com o objetivo de conhecer novidades sobre práticas e tecnologia de combate aos incêndios, uma comitiva de Mato Grosso participou da Feira Internacional de Combate a Incêndio, Proteção Civil, Resgate e Segurança, a Interschutz. O evento aconteceu entre os dias 20 e 25 de junho, em Hannover, na Alemanha.

“As agendas técnicas que participamos já possibilitaram que iniciássemos as tratativas para que Mato Grosso seja o pioneiro em um sistema completo de gestão do combate aos incêndios florestais”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. O modelo de gestão que seria implementado como um projeto piloto, possibilita monitorar desde os insumos utilizados, até o dimensionamento das áreas que tiveram o combate aos incêndios, focos de calor, e as cicatrizes de queimadas.

Entre os equipamentos apresentados, alguns podem facilitar o combate aos focos de calor e facilitar esta tarefa aos bombeiros militares, como por exemplo, um caminhão de combate aos incêndios, totalmente elétrico, que é preparado para terrenos de difícil acesso.

“Por ser uma tecnologia alemã, e por termos o financiamento do Programa REM, que tem o apoio do governo Alemão, mostrando o compromisso do Governo de Mato Grosso e como essas inovações podem nos auxiliar, vamos pleitear receber agumas dessas ferramentas. Queremos continuar sendo um estado que se destaca pelo uso da tecnologia em favor do meio ambiente”, explica a gestora.

Leia Também:  Vacina contra a cepa H3N2 de Influenza chega em março, confirma Queiroga

Também foi apresentado um sistema de monitoramento de satélite que mostra quase em tempo real os focos de calor. Esse sistema é chamado de plataforma de predição de incêndios florestais, e poder conhecer a ferramenta de perto demonstrou a importância para um combate mais efetivo do fogo, destaca a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-Coronel BM Jusciery Rodrigues Marques.

“Conhecemos nesta visita as tecnologias, equipamentos e materiais de vários países, e pudemos selecionar quais seriam mais adequadas para serem implementadas aqui em Mato Grosso”, explica.

Também participaram da agenda no exterior o secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Alessandro Borges, e o diretor Operacional do CBMMT, coronel BM Aluísio Metelo Junior.

Interschutz

O evento reúne autoridades e especialistas como a maior feira do mundo sobre serviços de incêndio, salvamento, defesa civil e segurança. Foram apresentados durante cinco dias inovações sobre a proteção civil, combate a incêndios, soluções de comunicações e centro de controle, serviços de resgate, equipamentos de proteção e prevenção de incêndios.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA