CUIABÁ

BALANÇO

Projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’ movimentou a cidade

Publicado em

COTIDIANO

O primeiro evento do projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’ movimentou a cidade e garantiu lazer a população cuiabana e turistas que vieram prestigiar a cidade entre os dias 15 a 19 de junho (Corpus Christi). O evento foi uma ação foi idealizada pela Secretaria de Turismo, sob o comando de Zito Adrien, em parceria com as pastas de Cultura, Esporte e Lazer, com o secretário Aluízio Leite e também pela Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com o secretário Francisco Vuolo, e colaboração de associações e da iniciativa privada.

Foram 14 eventos espalhados por vários cantos da cidade: Orla do Porto,  Praça Santos Dumont,  Praça Jardim das Américas,   Praça 8 de Abril ,  Parque da Família, Praça da Mandioca, Semana da Índia em Cuiabá – Sesc Arsenal, Casa Cuiabana, São Gonçalo Beira Rio, Centro Histórico,  MISC (Museu da Imagem e Som de Cuiabá), Museu da Caixa D’água Velha, Distrito da Guia  e Comunidade – Rio dos Peixes.

Conforme levantamento das pastas,  na Praça Jardim das Américas cerca de dez mil pessoas participaram das atividades e mais de cinco mil produtos (comidas típicas, doces, caldos, queijos e demais) foram comercializados.
Na Orla do Porto, circularam  12 mil pessoas durante todo o evento.  Na  Praça 8 de Abril, que contou com exposição de carros antigos,  durante dois dias de exposição, a estimativa é de mais de mil visitantes por dia. No SESC Arsenal, no Porto, foram mais de 3.500 pessoas durante o evento da ‘Semana da Índia’.  A Praça da Mandioca, na sexta-feira (17),  foi palco do  ‘Arraiá da Praça da Mandioca’ e sábado (18), no Samba da Mandioca, foram quase 3 mil pessoas prestigiando o local.
“Estamos muito satisfeito com esse resultado preliminar. Foi muito corajoso da parte da Prefeitura realizar este evento que focou em segurar a população em Cuiabá nos feriados. A cidade ficava parada, numa solidão, porque todos viajam, saem daqui pra ir para outras cidades. E neste feriado prolongado foi diferente, na Orla do Porto., por exemplo, as famílias foram prestigiar o local. No Jardim das Américas foi um sucesso, teve apresentações culturais, uma gastronomia fantástica, apresentações culturais e entretenimento para a criançada. A ideia partiu de um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, que há tempos, vem solicitando aos  seus secretários ideias e medidas que ajudem os setores prejudicados na pandemia a se recuperarem. Neste projeto piloto soubemos onde acertamos e onde erramos. No próximo, queremos chegar na perfeição, neste, tivemos alguns detalhes que serão reavaliados para o próximo evento”, comentou Zito Adrien.
Para o secretário Aluízio o balanço do evento foi positivo e produtivo. “A Prefeitura de Cuiabá  está de parabéns, pois, em todos os cantos ocorreu programação cultural.  E o evento teste de outros que irão ocorrer. A Cultura, junto com a Turismo e Agricultura estão de parabéns e no 7 de Setembro será muito melhor. No Porto, por exemplo, vimos toda a população presente. Queremos que nossos eventos sejam mais próximo da população, seguindo a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro. Vamos fazer mais eventos para a periferia e levar a cultura para mais próximo da população mais carente”, destacou ele.
Do Caldos da Malu, a pequena empresária Mariluci Borges da Silva, participou do evento na praça do Jardim das Américas. Ele agradeceu o prefeito Emanuel Pinheiro e pediu a realização de mais eventos como o ‘Viva o Feriado em Cuiabá’. “Foi maravilhoso. Eu amei, foi uma oportunidade muito boa, quero que tenha mais porque é um diferencial para nós, a gente participa de feiras  gastronômicas, mas este evento, foi diferente e produtivo. Prefeito  por favor, faz mais, e continue ajudando a nós”, disse ela sorrindo.
Para o secretário Vuolo, a  iniciativa do ‘Viva o Feriado em Cuiabá’ atraiu turistas e a população cuiabana teve diversas opções para curtir esse feriado prolongado na cidade. “Quem ganha é a população , as diversas cadeias produtivas e teremos a oportunidade de mostrar Cuiabá para Mato Grosso e para o Brasil. Este primeiro evento nos mostrou que a população quer viver e curtir em Cuiabá. Iremos melhorar ainda mais os próximos eventos, porque a receptividade foi muito boa e todos saíram ganhado. A população aprovou e isso é que nos deixa muito satisfeitos, cumprimos o que foi planejado “, concluiu.

 

Foram  parceiros do evento: 
Centro de Inteligência de Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá
Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (ABBTUR-MT)
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio)
Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC)
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT)
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT)
SESC Mato Grosso
SESI- SENAC – MT
Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fórum de Lucas é primeiro prédio da Justiça do Trabalho no Brasil a receber selo A do Inmetro
Propaganda

COTIDIANO

Estado inicia tratativas para implementar sistema de gestão completo

Publicados

em

Com o objetivo de conhecer novidades sobre práticas e tecnologia de combate aos incêndios, uma comitiva de Mato Grosso participou da Feira Internacional de Combate a Incêndio, Proteção Civil, Resgate e Segurança, a Interschutz. O evento aconteceu entre os dias 20 e 25 de junho, em Hannover, na Alemanha.

“As agendas técnicas que participamos já possibilitaram que iniciássemos as tratativas para que Mato Grosso seja o pioneiro em um sistema completo de gestão do combate aos incêndios florestais”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. O modelo de gestão que seria implementado como um projeto piloto, possibilita monitorar desde os insumos utilizados, até o dimensionamento das áreas que tiveram o combate aos incêndios, focos de calor, e as cicatrizes de queimadas.

Entre os equipamentos apresentados, alguns podem facilitar o combate aos focos de calor e facilitar esta tarefa aos bombeiros militares, como por exemplo, um caminhão de combate aos incêndios, totalmente elétrico, que é preparado para terrenos de difícil acesso.

“Por ser uma tecnologia alemã, e por termos o financiamento do Programa REM, que tem o apoio do governo Alemão, mostrando o compromisso do Governo de Mato Grosso e como essas inovações podem nos auxiliar, vamos pleitear receber agumas dessas ferramentas. Queremos continuar sendo um estado que se destaca pelo uso da tecnologia em favor do meio ambiente”, explica a gestora.

Leia Também:  Mato Grosso registra três mortes e 239 casos de covid-19

Também foi apresentado um sistema de monitoramento de satélite que mostra quase em tempo real os focos de calor. Esse sistema é chamado de plataforma de predição de incêndios florestais, e poder conhecer a ferramenta de perto demonstrou a importância para um combate mais efetivo do fogo, destaca a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-Coronel BM Jusciery Rodrigues Marques.

“Conhecemos nesta visita as tecnologias, equipamentos e materiais de vários países, e pudemos selecionar quais seriam mais adequadas para serem implementadas aqui em Mato Grosso”, explica.

Também participaram da agenda no exterior o secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Alessandro Borges, e o diretor Operacional do CBMMT, coronel BM Aluísio Metelo Junior.

Interschutz

O evento reúne autoridades e especialistas como a maior feira do mundo sobre serviços de incêndio, salvamento, defesa civil e segurança. Foram apresentados durante cinco dias inovações sobre a proteção civil, combate a incêndios, soluções de comunicações e centro de controle, serviços de resgate, equipamentos de proteção e prevenção de incêndios.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA