EM CUIABÁ
Câmara aprova PL que cria Semana de Defesa do Consumidor
POLÍTICA

A Câmara Municipal de Cuiabá, aprovou nesta quinta-feira (12), em segundo turno, o Projeto de Lei nº 3008/2022 que Institui a Semana Municipal do Consumidor em Cuiabá.
O projeto é de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos).
De acordo com a propositura, a Semana Municipal do Consumidor transcorrerá anualmente, durante a semana correspondente ao dia 15 do mês de março, data em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor.
O objetivo é promover a orientação e divulgação dos direitos do consumidor, o projeto também tem como objetivo incentivar a educação para o consumo responsável e sustentável, criar eventos para debater os problemas sociais ligados ao consumo, bem como promover atividades como palestras, oficinas, mesas redondas e outras atividades pertinentes.
“O consumidor precisa ter mais informações sobre os seus direitos e foi por isso que criamos este projeto. O conhecimento é tudo e, através dele, podemos transformar, cada vez mais e pra melhor, as relações de consumo e do consumidor”, disse ele.
Com a aprovação da proposta, caberá ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sancionar ou vetar o PL.

POLÍTICA
Márcia Pinheiro comemora construção da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá

Em uma postagem no Instagram na tarde desta quarta-feira (18), a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), comemorou o avanço para implantação da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá. De acordo com a assessoria, o processo licitatório para a obra ocorre até final do mês de maio.
“Quando o trabalho é pra valer, tudo pode acontecer! E esse sonho está sendo idealizado junto com todos que batalham defendendo a causa da mulher.Gostaria aqui de agradecer a todos os esforços de todo Núcleo de Apoio, da Secretaria da Mulher e ao Deputado Federal @emanuelpinheironeto, que juntos articularam a liberação dos recursos federais para construção da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá”, comentou Márcia.
A unidade de atendimento sócio assistencial para mulheres é referência nacional tendo como parâmetros as tipologias de construção adotadas pelo Governo Federal, via Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.
A futura unidade vai ntegra diferentes serviços especializados da rede de proteção à mulher no mesmo espaço, como Apoio Psicossocial; Delegacia; Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres; Defensoria Pública; entre outros. O objetivo é auxiliar na autonomia das mulheres e no enfrentamento à violência.
Existem oito Casas em todo o Brasil, sendo duas em Brasília (DF), Curitiba (PR), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR). Sendo a primeira unidade inaugurada pela ex-presidente Dilma Roussef em 2015, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
Vale destacar que a obra foi uma articulação do Núcleo de Apoio à Primeira-dama e o deputado federal Emanuelzinho, junto ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A emenda parlamentar é estimada no valor de R$ 1,5 milhão para construção da estrutura física da unidade.
View this post on Instagram
-
CIDADES2 dias atrás
Dono de posto é alvo da PF por movimentar R$ 350 milhões com tráfico de drogas
-
POLÍTICA6 dias atrás
TCU segue pedido de Pinheiro e nega por unanimidade retomada das obras do BRT
-
CIDADES1 dia atrás
Número de mortos sobe para 11 em acidente entre ônibus e carreta na BR-163; vídeo
-
CIDADES6 dias atrás
Temperatura despenca e Cuiabá pode registrar 10°C
-
COTIDIANO6 dias atrás
Cuiabá recebe 1ª Feira Gastronômica Mato-Grossense “O Sabor da nossa cultura”
-
CIDADES23 horas atrás
Mãe e filho morrem em acidente; perito diz que ônibus invadiu pista contrária
-
RADAR TV ÚNICA1 dia atrás
‘Se me perguntassem hoje se eu tentaria suicídio, digo que pensei várias vezes nisso’, desabafa vereadora
-
CIDADES6 dias atrás
Prefeitura abre inscrições para 3ª etapa do programa Siminina