COLIGAÇÃO ÚNICA
Fagundes e Geller não poderão dividir palanque, aponta consultoria do TSE
POLÍTICA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), emitiu um parecer apontando que os partidos políticos não poderão fazer coligações diferentes das estabelecidas para a disputa pelo Governo do Estado e pelo Senado, nas eleições de outubro.
Conforme a análise da consultoria, as alianças formadas para um dos cargos terão que ser mantidas para a disputa do outro, o que complica a situação de algumas legendas para o pleito deste ano em Mato Grosso.
Leia: Fagundes descarta dividir palanque com Neri e dispara: “Não cabe dois”
Um exemplo para está situação é diante da pré-candidatura ao Senado de Wellington Fagundes (PL), que ocupa o cargo e tenta a reeleição, e de Neri Geller (PP), atualmente deputado federal.
Ambos querem o apoio do governador Mauro Mendes (União Brasil).
“Caso os partidos A, B, C e D decidam coligar também para o cargo de Senador da República, tal aliança deverá ocorrer necessariamente no âmbito da mesma coligação formada para o Governo do Estado, porquanto permitida uma única coligação majoritária na mesma circunscrição”, diz o parecer.
Fagundes não quer dividir palanque
O senador Wellington Fagundes (PL), que busca reeleição, descartou nesta última segunda-feira (9), a possibilidade de dividir o palanque do governador Mauro Mendes (União Brasil) com o deputado federal Neri Geller (PP), também candidato ao Senado, no pleito deste ano.
“Tudo vai depender das coligações e das convenções que serão feitas. Uma chapa de governador não cabe dois candidatos oficialmente a senador. Cada partido pode lançar o seu, desde que não esteja naquela mesma coligação”, disse ele.
Ambos aguardam decisão de Mendes, sobre quem será o “escolhido” para compor a chapa.

POLÍTICA
Fagundes diz que urnas eletrônicas são exemplo para o mundo; PL quer auditoria

O presidente do PL em Mato Grosso e pré-candidato à reeleição ao Senado, Wellington Fagundes, declarou que as urnas eletrônicas são um exemplo para o mundo, mesmo após a presidente da Executiva Nacional, Valdemar Costa Neto, afirmar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem pretensões de contratar uma empresa de auditoria para garantir eleições livres de qualquer suspeita.
Leia: Fagundes diz que PL quer auditoria privada para fiscalizar eleições
“Este assunto é um assunto que exige extremamente conhecimento técnico, é claro que as urnas eletrônicas hoje são exemplos no mundo”, afirmou Fagundes.
Segundo Fagundes, “fazer uma fiscalização é dever de todos os partidos”, sendo assim, o PL quer investir uma porcentagem do fundo partidário para uma “fiscalização independente”.
“Fazer a fiscalização é um direito de todos os partidos, o nosso partido mesmo já se posicionou em investir parte do fundo partidário para que tenha fiscalização independente e esse assunto está sendo tratado com o próprio presidente Bolsonaro, uma contratação de uma empresa de caráter internacional para fazer isso”, completou o senador.
Pedido de auditoria
O “movimento” que tenta por em xeque a segurança das urnas eletrônicas, é alimentado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que realiza afirmações, porém, não apresenta provas para embasar seus argumentos.
No último 14 de abril de 2021, o presidente pontuou que as urnas não são invioláveis, mas sim, penetráveis, a fala foi realizada sem apresentar qualquer prova.
“A urna não é inviolável, é penetrável, sim. Mas não vou falar disso, as Forças Armadas estão tomando conta disso”, disse ele.
-
CIDADES2 dias atrás
Dono de posto é alvo da PF por movimentar R$ 350 milhões com tráfico de drogas
-
POLÍTICA6 dias atrás
TCU segue pedido de Pinheiro e nega por unanimidade retomada das obras do BRT
-
CIDADES1 dia atrás
Número de mortos sobe para 11 em acidente entre ônibus e carreta na BR-163; vídeo
-
CIDADES6 dias atrás
Temperatura despenca e Cuiabá pode registrar 10°C
-
COTIDIANO6 dias atrás
Cuiabá recebe 1ª Feira Gastronômica Mato-Grossense “O Sabor da nossa cultura”
-
CIDADES21 horas atrás
Mãe e filho morrem em acidente; perito diz que ônibus invadiu pista contrária
-
RADAR TV ÚNICA1 dia atrás
‘Se me perguntassem hoje se eu tentaria suicídio, digo que pensei várias vezes nisso’, desabafa vereadora
-
CIDADES6 dias atrás
Prefeitura abre inscrições para 3ª etapa do programa Siminina