CUIABÁ

NOVO MOMENTO POLÍTICO

Janaina Riva acredita no fim da perpetuação do poder com a não reeleição da Mesa Diretora

Publicado em

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) considera um avanço no processo legislativo, o fim da reeleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), oportunizando a outros parlamentares ocuparem cadeiras da presidência e a 1ª secretaria.

“Muda só para as próximas eleições da mesa diretora, então este projeto já entra para a próxima legislatura. Acho que é um avanço na legislação de Mato Grosso para a troca de cargos e dando mais oportunidades aos colegas. Caso o STF reveja a decisão de que não possa ter reeleição na mesma legislatura, agora já está pacificado na Constituição do Estado, aqui já está acabado”, falou a deputada durante entrevista após a última sessão plenária na AL.

Sobre a possibilidade de mudar esta legislatura, ela disse que acha difícil, pois teria que ser realizada uma nova votação.

“Até pode ser revisto desde que haja nova votação de PEC, mas acho difícil acontecer. Existe um sentimento forte sobre esta decisão, e a votação foi por unanimidade dos presentes no plenário. Vivemos um novo momento político que não permite a perpetuação no poder” concluiu.

Leia Também:  Júlio compara eleitor de VG com "judeu" e diz que candidatura de Coronel Fernanda é "besteira"

 

COMENTE ABAIXO:

POLÍTICA

Botelho e Janaina apresentam projeto que torna Botão de Pânico obrigatório em carros de aplicativo

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), apresentou um projeto de lei em coautoria com a deputada Janaina Riva (MDB), na manhã desta quarta-feira (17), que dispõe sobre a obrigatoriedade para que as empresas de aplicativo de transporte forneçam o Botão do Pânico aos motoristas. A medida prevê ainda que as empresas exijam cadastramento prévio com foto do titular da conta e do cliente que fará uso do serviço de transporte, mediante autenticidade da foto.

A proposta foi apresentada durante a sessão de hoje, logo após Botelho e Janaina se reunirem com representantes do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo de Cuiabá, Solange Menacho. A medida com relação ao botão do pânico é uma sugestão da própria categoria, que também levará a demanda ao secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Augusto de Camargo Roveri, em uma reunião marcada para quinta-feira (18), às 10h.

Botelho se comprometeu também em além da audiência com o secretário, também buscará uma agenda com o comandante da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, além de encontro da categoria com o governador Mauro Mendes (União).

“Vamos trabalhar de todas as formas para garantir a segurança de todos os motoristas, para que o crime como esse não ocorra mais, para que as famílias não passem por isso, um crime horrendo, como esse”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  "Está cavando a própria sepultura", diz Emanuel sobre aliança de Wellington com Mauro

A deputada Janaina Riva destacou que a medida do Botão do Pânico já é uma realidade em outras cidades e tem dado bons resultados. Ela defendeu a proposta e acredita que o projeto deva ser aprovado na Assembleia Legislativa.

De acordo com a presidente do Sindicato, Solange Menacho, o Botão de Pânico reduziu em até 42% os índices de violência em outros Estados depois de implantado.

Solange agradeceu o parlamentar pelo apoio com as audiências com as autoridades políticas do Estado, mas destacou que a categoria precisa de mais segurança. “Precisamos de algo que venha trazer a certeza de que o motorista possa voltar para casa. Porque hoje é a certeza de que vamos sair, mas não temos certeza de que voltaremos com o dinheiro”, declarou.

A sindicalista lamentou o fato de que precisou que três vidas fossem ceifadas para que medidas fossem tomadas para dar mais segurança, mas destacou que a proposta apresentada por Botelho já é um começo. “Espero que seja aprovado e tenhamos a certeza de que vamos sair para trabalhar e se precisar da força da polícia, ela estará do nosso lado, para evitar tragédias como essas. Esperamos que esta medida já comece a surtir efeito ainda este ano”, afirmou, lembrando que os motoristas trabalham diariamente com medo e a situação ficou ainda mais preocupante após essa barbárie.

Leia Também:  Apenas 30% dos pacientes que aguardam cirurgias foram localizados pela Central de Regularização

Botelho também adiantou que na reunião com Roveri vai aproveitar para pedir o reforço do efetivo, isto porque, segundo Solange, outra dificuldade que os motoristas enfrentam é a demora para conseguir auxílio de uma equipe da Polícia Militar. A própria presidente do Sindicato disse ter sido assaltada em novembro do ano passado e foi resgatada por colegas de profissão, tendo que ir até a delegacia registrar a ocorrência.

Manifestação

A presidente do Sindicato também aproveitou para convocar a sociedade para participar de um ato que será realizado nesta quarta-feira (17), às 16h, em que os motoristas vão parar e fazer uma carreata na cidade, começando pela Prainha, em frente à sede da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, em seguida passarão pela Getúlio Vargas, seguindo para o Centro Político Administrativo, onde vão encerrar o protesto.

Moção de Pesar

Elizeu Rosa Coelho, de 58 anos, Marcio Rogerio Carneiro, de 34 anos, e Nilson Nogueira, de 42 anos, foram brutalmente assassinados por três jovens, sendo dois deles menores de idade, com 15 e 17 anos. O deputado Eduardo Botelho também apresentou uma moção de pesar pela morte dos três trabalhadores e lamentou a morte deles.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA