Abril traz a virada definitiva de estação e o ‘friozinho’ do outono começa a ser sentido de maneira mais evidente pelos cuiabanos. A temperatura deve cair gradualmente na capital mato-grossense, fazendo os termômetros marcarem 18°C já ao fim da primeira quinzena do mês.
Três massas de ar frio passarão pelo Brasil durante este mês, sendo que as duas últimas devem ter maior influência em algumas áreas do país. Lembrando que, embora sutis, a temperatura máxima já teve uma queda no início de março na transição entre verão e outono. Massas de ar frio vindas do sul do continente provocaram leve declínio das temperaturas, e no dia 05 deste mês foi registrada a temperatura mais baixa deste ano na capital mato-grossense, 22,0°C.
Para abril, a previsão é de que a média na temperatura não mude muito na região centro-oeste, mesmo com a primeira massa de ar frio, isto porque, ela será de origem polar e chega apenas de maneira leve sobre o Rio Grande do Sul. Até o dia 05 os maiores beneficiados serão os países vizinhos, Argentina e Paraguai.