Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,42
Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,42

COTIDIANO Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024, 09:12 - A | A

Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024, 09h:12 - A | A

Extremos climáticos

Fumaça da Amazônia chega ao DF e 15 estados

Fumaça da Amazônia atravessa o país; Inmet emite alerta para 15 estados e DF; Ministério Público cobra mais brigadistas

Juliana Sousa/Correio Braziliense
Tv Única

Altas temperaturas, umidade baixíssima, milhares de focos de incêndio. Como previram os meteorologistas, o mês de setembro tem mostrado por que é um período crítico no Brasil do ponto de vista climático, ambiental e social. Enquanto os institutos de controle ambiental identificam o agravamento das condições climáticas, autoridades debatem medidas para enfrentar o desmatamento e combater as queimadas, entre outras providências.

A fumaça provocada pelos incêndios recordes registrados na Amazônia nos últimos dias já chegou ao Sul do Brasil, conforme a empresa de meteorologia MetSul e a Empresa de Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Segundo o monitoramento, as condições meteorológicas criaram um corredor de ventos que transportou a fumaça ao longo de milhares de quilômetros, de norte a sul da América do Sul.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por sua vez, identificou, por meio de satélites, 3.432 focos de calor na Amazônia entre as 21h de domingo e 21h de segunda-feira. Foi o pior dia de queimadas na Amazônia neste ano, superando os 3.224 focos de calor registrados nesse bioma em 30 de agosto.

Segundo a MetSul, a fumaça produzida por esses incêndios está sendo transportada para o Sul do Brasil por um corredor de vento a cerca de 1,5 mil metros de altitude. A corrente transporta ar mais quente, causando aumento de temperatura na metade norte gaúcha.

 

Continue lendo

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/09/6934396-fumaca-da-amazonia-chega-ao-df-e-15-estados.html

Comente esta notícia