, 26 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,18
, 26 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,18

TOP TV ÚNICA Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024, 10:12 - A | A

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024, 10h:12 - A | A

'Ainda Estou Aqui'

Fernanda Torres é indicada a Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025

Atriz de 59 anos repete trajetória da mãe, Fernanda Montenegro, que concorreu ao prêmio em 1999; saiba mais

Revista Quem
Tv Única

Fernanda Torres concorre como Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, premiação que é termômetro do Oscar. A indicação da brasileira pelo trabalho como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi anunciada nesta segunda-feira (9) pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, junto com os nomeados em outras 27 categorias de cinema e televisão.

O evento acontecerá em 5 de janeiro, em Los Angeles. A lista completa de indicados está AQUI. O filme Ainda Estou Aqui também foi indicado na categoria de Melhor Filme de Drama.

A atriz segue os passos da mãe, Fernanda Montenegro, que também concorreu como Melhor Atriz em Filme de Drama por Central do Brasil - Sônia Braga foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante em cinema por O Beijo da Mulher-Aranha (1985) e Luar Sobre Parador (1989), e em televisão por Amazônia em Chamas (1995).

Após a indicação, Fernanda Torres compartilhou uma notícia do site The Hollywood Reporter e comemorou a indicação na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama e por Ainda Estou Aqui ter sido indicado como Melhor Filme de Drama.

Ainda Estou Aqui é uma produção original do Globoplay já ultrapassou a marca de 2 milhões de espectadores. O longa é baseado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, no qual ele narra a trajetória de sua mãe, Eunice Paiva que foi casada com Rubens Paiva (Selton Mello), deputado cassado e exilado na ditadura militar. Em 1971, ele foi foi preso, torturado e morto após ser levado por militares da Aeronáutica de sua casa, no Leblon, no Rio de Janeiro.

Eunice lutou por décadas para que a verdade viesse à tona, o que só aconteceu com depoimentos de ex-militares envolvidos no caso à Comissão Nacional da Verdade, que investigou as violações aos direitos humanos durante a ditadura militar, décadas depois. Mãe de cinco filhos, ela teve Alzheimer e morreu em 2018. No filme, Eunice é interpretada por Fernanda Montenegro.

Lançado em novembro, Ainda Estou Aqui teve sua estreia mundial na 81ª edição do Festival de Cinema de Veneza, onde venceu Melhor Roteiro para Murilo Hauser e Heitor Lorega. O longa foi premiado também na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e nos festivais de Vancouver e Miami, entre outros.

Fernanda foi homenageada no Critics Choice Awards por Ainda Estou Aqui, como parte da Latino Celebration, prêmio dado a destaques latino-americanos no cinema. O filme é sua terceira parceria com Walter Salles, com quem já tinha feito Terra Estrangeira (1995) e O Primeiro Dia (1998). Atriz desde os 13 anos, ela seguiu os passos da mãe e do pai, o ator e diretor Fernando Torres, morto em 2008.

No cinema, Fernanda se destacou ainda em Inocência (1983), A Marvada Carne (1985), O Que é Isso Companheiro? (1997), Casa de Areia (2005) e Lina Bo Bardi – A Marvelous Entanglement (2019), entre outros trabalhos. Na televisão, fez dezenas de novelas e séries, com destaque para Os Normais (2001) e Tapas & Beijos (2011), além de Selva de Pedra (1986), Filhos da Pátria (2017) e Fim (2023).

Fernanda é casada com o diretor de cinema e televisão Andrucha Waddington, com quem tem dois filhos, Joaquim, de 24 anos, e Antônio, de 16.

Comente esta notícia