O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), defendeu que o Congresso Nacional trabalhe na formulação de leis mais rígidas para pessoas que cometam crimes ambientais, como uma forma de reduzir a propagação de incêndios e queimadas durante o período proibitivo.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Mauro disse que o Código Penal é baseado em cima das leis de 1940, quase 100 anos atrás e não contradiz com a atual realidade do país. Mauro cita que boa parte da população não teme punições judiciais e por isso motivou a chegada da grande crise climática que Mato Grosso e o restante do país passa.
“A lei a brasileira, de 1940, houve mudanças de séculos, e estamos com o mesmo código penal que não retrata a realidade que estamos vivendo no país. Esse código penal precisa ser modernizado, com leis inteligentes e mais duras para serem capazes de forjarem uma sociedade melhor. Na área ambiental, precisamos ter leis duras para desestimular a pratica dos crimes ambientais”, disse o chefe do Executivo Estadual.