A candidata a vice-prefeita por Jauru, Enércia Monteiro (PSB), da chapa Unidos pela Continuação do Progresso, encabeçada pelo candidato a prefeito Passarinho (União Brasil), foi presa na noite desta quinta-feira (3), durante uma operação da Polícia Civil.Enércia e outras cinco pessoas são suspeitas de estarem em um esquema de compra de votos no município, o que é vedado pela Legislação Eleitoral e crime, previsto no artigo 299 de oferecer ou receber dinheiro ou vantagem indevida para obter ou dar voto.
Conforme a Polícia Civil, o grupo foi flagrando em posse de grande quantidade de dinheiro em espécie e material de campanha eleitoral. Entre os presos, estão também a secretaria municipal de Educação, que teve a identidade preservada.
As investigações iniciaram após os policiais da Delegacia de Jauru receberem informações de que na casa da candidata estava ocorrendo a compra de votos, com concentração de pessoas, entrando e saindo do local.
Diante da denúncia, a equipe da Delegacia de Jauru empreendeu diligências investigativas, confirmando a grande movimentação de pessoas na residência.
Durante o monitoramento, os policiais realizaram a abordagem de uma mulher que estava saindo da residência em posse de uma mochila, sendo encontrado com ela R$ 500 em dinheiro, além de vários santinhos do candidato a prefeito e da vice denunciados pela compra de votos.
Questionada sobre a origem do dinheiro, a mulher confessou que recebeu o valor para votar nos candidatos e colaborar nos últimos dias da campanha.