, 15 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,04
, 15 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,04

CIDADES Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 11:41 - A | A

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 11h:41 - A | A

TRANSMITIDA POR RATOS

Várzea Grande alerta sobre riscos de infecção por leptospirose em período de chuva

Da Redação
Única News

Com o período de chuvas, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande alerta a população sobre os cuidados necessários no combate à leptospirose. Os ratos são os principais reservatórios da doença e atuam como disseminadores da bactéria viva no meio ambiente. Sua urina pode contaminar água, solo e alimentos tornando fontes de infecção. No Município dois casos foram confirmados sem maiores complicações aos pacientes.

Como explica a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, a leptospirose pode ser confundida com doenças como dengue, chikungunya e a doença do carrapato.

“É isso é o que mais nos preocupa, você contrair a doença e apresentar sintomas semelhantes a outras doenças. Por isso ao apresentar febre alta, dor de cabeça, dores musculares (especialmente na panturrilha), vômitos, icterícia (pele e olhos amarelados) e, nos casos graves, insuficiência renal ou respiratória, o paciente deve procurar imediatamente um médico para que possa ser avaliado e diagnosticado, seja para essa doença ou outras que estão circulando no cenário epidemiológico atual”.

 

CONTINUE LENDO

Comente esta notícia