CUIABÁ

HOMENAGEM

Drauzio Varella: Jô Soares quis morrer em casa, assistindo a filmes

Publicado em

O médico Drauzio Varella esteve na missa de sétimo dia do apresentador Jô Soares nessa sexta-feira (12/8), em São Paulo, e revelou que o humorista escolheu morrer em casa. Jô faleceu no último dia 5, aos 84 anos.

“É difícil falar do gênio tendo convivido com ele”, declarou Varella. De acordo com o oncologista, Jô Soares escolheu morrer em casa e passou os últimos filmes noir, seu gênero favorito.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Jô sofria de problemas no pulmão e morreu depois de uma falência múltipla dos órgãos.

A missa de sétimo dia aconteceu na capela do colégio Nossa Senhora do Sion, em Higienópolis, São Paulo (SP). A celebração foi guiada pelo bispo dom Fernando Antônio Figueiredo e pelo padre Júlio Lancelotti.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Justiça determina que Votorantim e Safra devolvam recursos à Americanas

COTIDIANO

Cada vez mais jovens terão câncer colorretal e cientistas tentam entender o motivo

Published

on

Um relatório divulgado pela Sociedade Americana do Câncer em janeiro indica um rápido aumento na incidência de câncer colorretal entre pessoas na faixa dos 20, 30 e 40 anos, ao passo que tem havido uma diminuição entre aquelas com mais de 65 anos.

“Infelizmente, estamos vendo esse problema crescer a cada ano”, disse o dr. Michael Cecchini, codiretor do programa colorretal do Centro de Câncer Gastrointestinal e oncologista médico do Centro de Câncer de Yale. Ele observou que os casos desse tipo de câncer precoce têm aumentado cerca de 2% ao ano desde meados da década de 1990. Esse aumento fez com que o câncer colorretal se tornasse a principal causa de morte por câncer em homens com menos de 50 anos e a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres com menos de 50 anos nos Estados Unidos.

Na verdade, os especialistas estão observando um aumento dos casos de câncer colorretal de início precoce no mundo todo – tendência que estão tentando explicar.

Leia Também:  Mulheres do Movimento sem Terra ocupam fazenda

Por que o câncer colorretal está aumentando entre os jovens?

O câncer colorretal, que engloba tanto o câncer de cólon quanto o de reto, apresenta diversas semelhanças e é frequentemente agrupado em uma única categoria. No entanto, estudos indicam que o aumento nos diagnósticos é impulsionado principalmente pelos casos de câncer de reto e daqueles localizados no lado esquerdo ou distal do cólon, próximo ao reto. “Isso pode fornecer uma pista importante para compreender o que está acontecendo”, destacou Caitlin Murphy, professora associada e pesquisadora de câncer da Universidade UTHealth, em Houston.

Os tumores colorretais em pessoas mais jovens também tendem a ser mais agressivos e são geralmente detectados em um estágio mais avançado, explicou Murphy. Mas a maioria dos afetados pelo câncer colorretal precoce é jovem demais para receber a recomendação de fazer exames preventivos regulares, que têm ajudado a diminuir a incidência em adultos com mais de 50 anos. Em 2021, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA reduziu em apenas cinco anos a idade recomendada para iniciar o exame de câncer colorretal – de 50 para 45 anos.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA