O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que deseja ainda neste ano, lançar o edital do concurso para a Guarda Municipal da capital, uma de suas promessas de campanha nas eleições de 2024. Embora tenha pontuado que a prefeitura atravessa uma de suas piores crises, Abilio afirmou que a criação da força está na fase inicial, mas que ainda há muita coisa a fazer antes de torná-la realidade.
Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, Abilio disse que, a princípio, pouco tem pensado no assunto, já que em função do decreto de calamidade financeira, assinado por ele em 3 janeiro, nos próximos três meses a prefeitura é impedida de abrir concursos públicos, sob justificativa de comprometer a saúde financeira do município. Porém, pretende adiantá-lo, assim que o decreto de calamidade ser experado.
“Temos que separar partes do processo, a primeira parte é que estamos com servidores recebendo agora [janeiro] a folha de dezembro. Até ontem não tínhamos conseguido pagar contratados. Não conseguimos pagar fornecedores essenciais, temos a dificuldade financeira para resolver. Quando temos essa dificuldade, a organização financeira da prefeitura não nos permite lançar outros contatos porque impactam a folha. Poderemos lançar quando colocarmos a ‘casa em ordem’”, disse o prefeito.