CUIABÁ

IGUALDADE RACIAL

Gisela representa bancada negra da Câmara em evento da ONU, na Suíça

Publicado em

“Dos 513 parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados, em Brasília, 31 se declararam negros no momento da sua candidatura, outros 91 como pardos. Ou seja, hoje temos uma bancada negra que representa 24% do Parlamento brasileiro. Em um país que possui 56% da sua população negra e parda. Assim, é uma responsabilidade enorme estar entre os quatro representantes da Câmara, em Genebra, em missão oficial, participando da 3ª Sessão do Fórum Permanente sobre Afrodescendente da Organização das Nações Unidas.”

A declaração da deputada federal Gisela Simona(União Brasil-MT) foi dada nesta quinta-feira(18/04), na Suíça, após ter sido escolhida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, junto com três outros parlamentares para participar das discussões sobre igualdade racial, combate ao racismo e promoção dos direitos humanos, em Genebra. O evento segue até esta sexta-feira, 19 de Abril.

Em suas redes sociais, a deputada federal Gisela Simona se mostrou honrada por fazer parte dessa missão e contribuir para o diálogo global sobre as questões raciais.

Leia Também:  Botelho compara estilo de trabalho de Fábio Garcia com Mauro Mendes

“Esta é uma grande oportunidade para compartilhar as experiências e desafios enfrentados pelos afrodescendentes no Brasil e em todo o mundo. Além de buscar soluções conjuntas para promover a inclusão e a justiça social”.

A parlamentar mato-grossense que participa da bancada negra desde a sua constituição, em 2023, acompanha a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco que pelo segundo ano consecutivo lidera a comitiva brasileira. Reconhecendo a importância deste debate no combate ao racismo e, sobretudo, da importância do Brasil se colocar na linha de frente na garantia de direito, justiça e igualdade para a população negra.

Este ano o Fórum conta com quatro grande painéis temáticos: Reparações, Desenvolvimento Sustentável e Justiça Econômica; Educação: Superando o Racismo Sistêmicos e os Danos Históricos; Cultura e Reconhecimento; A Segunda Década Internacional de Afrodescendentes: Expectativas e Desafios.

Criado pela Assembleia Geral da ONU como parte das atividades da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), o Fórum Permanente tem como objetivo principal contribuir para a inclusão política, econômica e social dos afrodescendentes e promoção dos direitos da população afrodescendente em todo o mundo.

Leia Também:  Chico 2000 diz que Governo ‘cumpre rotina’ e pede suspensão de intervenção

Esse movimento feito pela ONU é uma forma de reconhecer que os direitos humanos das pessoas negras precisam ser protegidos.

COMENTE ABAIXO:

POLÍTICA

Carlos Bezerra é internado em UTI do Hospital Sírio-Libanês com infecção renal

Published

on

O ex-deputado federal e presidente estadual do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Mato Grosso, Carlos Bezerra, está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Sírio-Libânes, em São Paulo, para tratar uma infecção renal.

As primeiras informações dão conta de que o político estava internado em um hospital de Mato Grosso e foi levado na manhã desta sexta-feira (26), em UTI Aérea, para São Paulo, afim de garantir atendimento médico no melhor hospital do país.

Conforme apurado pelo Única News, o estado de saúde do cacique é estável. Ele está lúcido e, inclusive, não deixou de falar ao telefone, mesmo em leito de UTI.

De acordo com a deputada Janaina Riva, a internação foi requerida pelos profissionais em razão da idade do político, 82 anos. Ele está acompanhado da esposa, ex-deputada federal Teté Bezerra, que informou que a previsão é que ele deixe a UTI e siga em para o quarto para continuar o tratamento, ainda neste fim de semana.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  "O que é previsível uma suspensão de mandato", diz Janaina Riva
Continuar lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA