O ator, apresentador e modelo Paulo Zulu, de 61 anos, publicou um vídeo no Instagram nesse domingo (12) para negar os boatos de que estaria com câncer de novo. Há três anos, o artista foi diagnosticado com dois tumores malignos na bexiga em menos de dois anos. Oi, pessoal! Tudo bem? Vim aqui dar uma declaração rápida de uma questão que está me deixando meio assim. Todo lugar que eu vou, as pessoas me encontram e falam: 'ah, você está bem? O quê que está acontecendo? Você melhorou?'", começou.
Paulo ressaltou que tudo não passa de uma notícia velha. "Gente, um site está divulgando como se eu estivesse agora com câncer. Eu tive câncer três anos atrás, dois anos atrás, tirei no início, foi tudo certo. Fiz agora meus exames com Dr. Fábio Lepper, estava zerado, fiz meus exames cardíacos com Dr. João Vitor, lá em Curitiba, e estava tudo zerado", explicou.
O ator disse estar "superbem". "Tenho treinado jiu-jítsu, quem acompanha o meu Instagram vê... Tenho corrido, estou cuidando do meu pequeno. Estou superbem, mas estou sempre monitorando. Pode ser que amanhã ou depois tenha uma nova reincidência e eu vou tirar de novo, pegando no estágio inicial. Mas estou ótimo, tá? É uma declaração para dizer que os sites divulgam coisas antigas para, de repente, terem visualizações e isso não tem problema nenhum para mim, mas, às vezes, nos colocam em xeque e, na verdade, eu estou superbem, tá bom? É isso!", finalizou.
Na legenda do vídeo, ele ainda escreveu: "Só para esclarecer, estou ótimo, não estou com câncer e sim tive, retirei há 3 e 2 anos. Faço monitoramento e todos meus exames sempre. Afinal o diagnóstico precoce salva vidas."
Diagnóstico precoce
Há três anos, Paulo Zulu decidiu fazer um exame mais detalhado da próstata. Adepto de um estilo de vida saudável e fitness, o artista se surpreendeu ao ser diagnosticado com um câncer de bexiga. "A anomalia apareceu no ultrassom que eu estava fazendo para ver a próstata. Eu fui fazer esses exames para ver se estava tudo bem comigo por conta da idade. Já estava com 58 anos", contou à Quem, no início de 2023.
Galã dos anos 1990 e 2000, ele garantiu que em momento algum sentiu medo e se entregou com total confiança ao urologista e cirurgião robótico Fábio Lepper. "Ele falou para mim: 'Paulo, vamos ter que fazer uma ressecção para analisar o que é. Eu fui para a sala de operação, ele me operou e falou para mim que era um câncer de bexiga de grau baixo. Depois que fez a biópsia, passou uns quatro, cinco dias, peguei um avião e fui para a Indonésia pegar onda. Peguei altas ondas, como se nada tivesse acontecido. E fiquei ótimo. Foi assim o meu primeiro câncer [de bexiga]", recordou.
Após a retirada do câncer, Zulu continuou fazendo os exames de acompanhamento de seis em seis meses, já que é provável a reincidência deste tipo de tumor. "Não houve nenhum efeito colateral, não precisei fazer quimioterapia. Foi só a retirada de uma anomalia que estava na minha bexiga e a vida seguiu. Graças à prevenção que eu estava fazendo para a próstata, eu descobri o câncer de bexiga. Essa prevenção que me ajudou, porque ele era um tumor silencioso, eu não tinha nenhum sintoma", afirmou.
Após a cirurgia, contudo, Zulu foi diagnosticado com outro tumor de bexiga. Mais uma vez, ele fez a ressecção cirúrgica e, coincidentemente, dias depois, seguiu para Bali, na Indonésia, para comemorar seus 60 anos de vida surfando. "Meu modo de enxergar a vida não mudou depois do câncer de bexiga. Na verdade, os 60 que vou fazer me mostram que o que mudou é que hoje eu tenho mais história para contar do que tempo para viver. Então estou vivendo cada vez mais intensamente e agradecendo por ter feito a prevenção", avaliou.