Cuiabá, 21 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,69
Cuiabá, 21 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,69

POLÍTICA Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024, 15:43 - A | A

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024, 15h:43 - A | A

REPRESENTATIVIDADE

Gisela se coloca à disposição das oito vereadoras eleitas e pede união por Cuiabá

Única News

A deputada federal Gisela Simona, presidente do União Brasil em Cuiabá, comemorou o aumento de 30% no número de cadeiras que serão ocupadas por mulheres a partir da próxima Legislatura da Câmara de Vereadores, em 2025. Das 27 cadeiras do parlamento, "oito serão ocupadas por elas".

"A gente tem aí um momento histórico, oito mulheres vão compor, em 2025, o parlamento municipal. A gente sabe que ainda está longe de representar o eleitorado feminino, mas já são 30% das cadeiras da Câmara sendo ocupadas por mulheres e que mulheres! Fiquei muito feliz com a nossa representatividade e mais feliz porque vi nas redes sociais que elas já se reuniram, mostrando força."

Atualmente, a Câmara tem duas vereadoras, Maysa Leão (Republicanos) e Michelly Alencar (UB), que foram reeleitas. Em 2025, além das duas, a Casa de Leis contará com Samantha Iris (PL), a mais votada em 6 de outubro, Paula Calil (PL), Maria Avalone (PSDB), Dra Mara (Podemos), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Katiuscia (PSB).

Para Gisela, esta nova roupagem pode resultar em uma mudança de postura na Casa de Leis.

“A partir de 2025, 30% das cadeiras na Câmara serão ocupadas por mulheres. Acho que elas vão incendiar essa Casa para o bem. Porque a mulher é muito detalhista. Ela gosta, sim, de perguntar, de questionar, de participar e isto vai fazer muita diferença."

Ainda conforme a deputada, esta foi, sem dúvida, uma significativa vitória, sobretudo porque quebrou o paradigma 'de que mulher não vota em mulher'. Ao lembrar que nestas eleições, 277 mulheres foram eleitas para as câmaras municipais, em Mato Grosso, 54 do União Brasil.

 

 

CONTINUE LENDO

Comente esta notícia